A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal disponibilizou hoje o Guia de Boas Práticas para a Reabertura dos Estabelecimentos de Restauração e Bebidas, prevista para segunda-feira, 18.
O documento, disponível no website da associação para todos os empresários com atividade de restauração e bebidas, resulta de um “intenso trabalho” entre o Ministério da Economia, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a própria AHRESP.
Este guia de boas práticas, validado no âmbito do protocolo de cooperação assinado esta terça-feira entre a AHRESP e a DGS, na presença do primeiro-ministro António Costa, pretende ser um documento de apoio à operacionalização das recomendações de saúde, higiene e segurança da Direção-Geral da Saúde, no momento atual de combate ao contágio e propagação do coronavírus SARS-COV-2.
O documento inclui recomendações sobre o layout e capacidade dos estabelecimentos, fardamento e equipamentos de proteção individual, técnicas e materiais de limpeza, preparação e confeção de alimentos e ainda requisitos específicos para «self-service», «buffet», «take-away», «delivery» e «drive-in», entre outros.
Para esclarecer as dúvidas e explicar a importância do Guia de Boas Práticas para a Reabertura dos Estabelecimentos de Restauração e Bebidas, a AHRESP organiza amanhã, sexta-feira, entre as 10:00 e as 12:00 horas, um webinar em direto na sua página do YouTube, cuja abertura ficará a cargo do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres.
Complementarmente ao guia, e como forma de reforçar o apoio à operacionalização da reabertura, a AHRESP lançará nos próximos dias um conjunto de vídeos didáticos sobre as várias medidas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos, assim como uma lista de perguntas e respostas frequentes e documentos de apoio à capacitação dos colaboradores.